XV Festival de Teatro de Fortaleza leva espetáculos a diversos espaços públicos da capital cearense
- Sâmya Mesquita
- 10 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
O XV Festival de Teatro de Fortaleza começa nesta segunda-feira (10) com diversos espetáculos espalhados pela capital. Do Teatro São José às escolas municipais, passando por todos os Cucas, o objetivo é garantir acesso à cultura e espaço de manifestação artística para iniciantes, veteranos e outros amantes das artes cênicas

A capital cearense será palco de mais de 50 apresentações artísticas durante o XV Festival de Teatro de Fortaleza (FTF), tradicional evento de fomento às atividades cênicas locais que começa hoje (10) e vai até o dia 21 de junho. O evento, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Teatro Novo, promete agitar a cidade com uma programação variada e totalmente gratuita, em diversos espaços públicos.
Consolidado no calendário cultural de Fortaleza, o festival deste ano tem como tema “Acesso e Futuro para as Diversidades”. A proposta é promover a inclusão e o acesso igualitário à arte, celebrando a diversidade cultural através de diversas formas de expressão artística. “Queremos garantir que todas as vozes e identidades tenham um espaço para se manifestar”, afirma João Pedro Lima, coordenador do festival.
O FTF se espalhará por 18 locais diferentes em Fortaleza, abrangendo diversos bairros e incluindo espaços como o Teatro São José, Centro Cultural Belchior, cinco unidades da Rede Cuca, Vila das Artes, Parque Rachel de Queiroz e nove escolas municipais. William Mendonça, coordenador geral desta edição, falou ao Tapis Rouge que descentralizar os espaços das exibições é mais que apenas trazer mais público ao teatro: é garantir o direito de acesso à cultura. “A acessibilidade começa na autoestima. Proporcionar diálogo é um compromisso do fazedor cultural. [É] importantíssimo realizarmos uma ocupação criativa de forma democrática, descentralizada e acessível”, afirma.
A abertura oficial acontecerá apenas no dia 16 de junho, às 18h, no Teatro São José, com espetáculos e homenagens a figuras icônicas das artes cênicas do Ceará: Ana Marlene, Silvia Moura e Ricardo Guilherme. Este último homenageado, inclusive, apresenta a peça Apareceu a Margarida no dia 18 de junho, às 20h. Ricardo nos explica que o espetáculo que já sofreu represálias no período pós-Ditadura Militar: “É uma peça que eu faço desde 1981. Já foi representada em outras línguas em francês, em italiano e espanhol. Conta a história de uma professora, uma personagem ambígua que tem uma relação patética com os alunos, de opressão. E o curioso é que a plateia é interlocutora dessa professora, como se os espectadores fossem os seus próprios alunos. É comédia, mas se refere a tirania e a harmonia e a questões políticas do país”.

Por toda a cidade
A programação inclui 47 espetáculos cênicos, duas performances, dois shows, além de um seminário, feira criativa e lançamento de livros. Este ano, o festival começa com a Mostra Ações Espetaculares e Formativas nas Escolas, direcionada a estudantes de seis a 12 anos, que acontecerá de 10 a 14 de junho em nove escolas municipais. Entre os espetáculos apresentados estão A Palhaça Surda Mara: o corpo da mulher, da Palhaça Surda Mara, e Histórias de realezas negras, do Grupo Lia Braga.
O Teatro São José também será palco da Mostra Interbairros Novos Olhares, com espetáculos como Matéria Suspensa, do grupo No Barraco da Constância Tem!, Lázaro, de Rhamon Matarazzo, e Qualquer Dia, do Coletivo Medusa.

As cinco unidades da Rede Cuca (Barra, Jangurussu, Mondubim, José Walter e Pici) também receberão a programação do festival com a Mostra Fortaleza em Cena, dedicada a grupos com trajetória profissional de mais de cinco anos. Encantarias, de Edivaldo Batista, Maquinista, do Grupo Pavilhão da Magnólia, e Nem Plauto, nem Shakespeare – Uma comédia genuína, do Grupo Bora de Teatro, são alguns dos destaques.
Além disso, a Mostra Interbairros Novos Olhares se estenderá ao Parque Rachel de Queiroz, Vila das Artes e Centro Cultural Belchior. Neste último, haverá seminário, lançamento de livros com sessão de autógrafos e o show Canta Teatro, apresentado por atores e atrizes que também são cantores.
Serviço
XV Festival de Teatro de Fortaleza (FTF)
De 10 a 21 de junho de 2024
Escolas municipais, cinco unidades da Rede Cuca, Teatro São José, Centro Cultural Belchior, Vila das Artes e Parque Rachel de Queiroz.
Informações e programação completa pelo Instagram @festivaldeteatrofortaleza

Publicado neste link.
コメント