Orquestra Sons do Infinito realiza concerto em homenagem aos 297 anos de Fortaleza nesta terça-feira
- Sâmya Mesquita
- 10 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de jun. de 2024
Em comemoração aos 297 anos da capital cearense, a Orquestra Sons do Infinito realiza um concerto nesta terça (11), com participação da mezzo-soprano austríaca Graciela Araya

No começo do Século XVIII, uma pequena vila às margens do Oceano Atlântico crescia ao redor da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. À época, na Europa, apenas uma pequena parte da população tinha acesso a um tipo de música chamada de “erudita”. Hoje, com as possibilidades infinitas de se obter conhecimento pela internet, o termo “música erudita” caiu em desuso. E moradores da atual Fortaleza, aquela antiga pequena vila, podem ouvir Mozart, Vivaldi, Villa-Lobos e outros tantos compositores no conforto de suas casas.
Mas se a música clássica proporciona a imersão em tempos diferentes, nada melhor que celebrar o aniversário de Fortaleza como nos antigos salões. Por isso, a Orquestra Sons do Infinito homenageia os 297 anos da capital cearense com a apresentação Fortaleza em Cantos e Acordes, no palco do Complexo AliceS, nesta terça-feira (11), às 19h30.
A ideia de celebração veio do desejo dos integrantes da orquestra em homenagear a cidade onde a maioria deles nasceu. Segundo o maestro Isaías Alexandre, a Sons do Infinito é uma jovem orquestra que tem o propósito de emocionar as pessoas com música de qualidade e, assim, contribuir para a formação musical da plateia. “Vamos levar ao público canções que falam da nossa cidade, que nos lembram do povo e da beleza desta capital que é forte por natureza. Além disso, vamos apresentar grandes clássicos”, enfatiza.
Homenagens e participações
A partir deste ano, a orquestra de câmara também passa a homenagear, na semana do aniversário de Fortaleza, personalidades que contribuem com o desenvolvimento da capital cearense. Por isso, nessa primeira edição do concerto, será celebrado o trabalho do médico Francisco Sulivan Bastos Mota, atual presidente do Instituto da Primeira Infância (Iprede), que estará no local.
Além disso, o público vai poder assistir à apresentação da cantora de ópera austríaca Graciela Araya. A mezzo-soprano virá especialmente de Berlim, onde mora, para prestar homenagem às terras alencarinas.
Graciela possui uma importante carreira internacional desde o início dos anos 1980, ficando mundialmente conhecida por suas mais de 400 interpretações como protagonista no espetáculo Carmen de Bizet. A cantora lírica já se apresentou em alguns dos principais palcos do mundo, como a Royal Opera, em Londres, a Ópera Nacional de Paris, The Metropolitan Opera House, em Nova York, o Novo Teatro Nacional de Tóquio, entre outros. E esta não é sua primeira visita a Fortaleza: em 2015, sua voz marcou as comemorações do Dia Mundial da Música.
Serviço
Orquestra Sons do Infinito – Fortaleza em Cantos e Acordes
Terça-feira, 11 de abril, às 19h30
Complexo AliceS. Rua Lourival Correia Pinho, 149, Parque Manibura
Informações: 85 99991-3691
TEXTO E IMAGENS DO EVENTO ORIGINALMENTE PUBLICADAS AQUI.

Comments