Museu da Fotografia celebra seis anos com exposição “Homo Sapiens”, de Daniel Taveira
- Sâmya Mesquita
- 10 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de jun. de 2024
A exposição “Homo Sapiens – O homem que sabe o que não sabe”, do fotógrafo Daniel Taveira, marca a comemoração dos seis anos do Museu de Fotografia Fortaleza (MFF). Saiba mais sobre esta e outras atrações culturais do fim de semana

Em comemoração aos seis anos do Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), a exposição “Homo Sapiens – o homem que sabe o que não sabe”, do fotógrafo Daniel Taveira, chega à capital cearense neste sábado (11), a partir das 10h. A entrada é gratuita.
São cerca de 80 fotografias feitas pelo tocantinense em diversos lugares do mundo, ressaltando manifestações culturais típicas do ser humano, que permeiam a dicotomia entre a espiritualidade e a busca pelo conhecimento de sua própria existência. Os principais locus são a Etiópia, o berço da humanidade, a multifacetada Índia e o México, em sua festa do Día de los Muertos, estendendo-se por halls que misturam fotos e textos explicativos e reflexivos.
Ao Tapis Rouge, o fotógrafo disse que o trabalho é mostrar a pluralidade dos povos, mas ressaltar o que os une. “Independentemente da divergência de religiões, seja culturas, tradições ou até mesmo dos comportamentos, todos os países estão conectados em muitos aspectos. (…) Se conversarmos sobre as semelhanças entre religiões, a gente vai perceber que todas elas focam na reverência e no respeito. Todas elas manipulam ideologias positivas. Então, se partimos do princípio de semelhanças comportamentais ou religiosas, somos iguais”, reflete o artista.
O profissional ainda ressalta que a curiosidade fotográfica é um dos componentes essenciais para a cura existencial, oscilando entre o grosseiro e o sublime – o que torna a exposição importante para a comemoração do MFF, o primeiro do País focado na arte de registrar. “A fotografia solidifica a realidade cruel, em outro momento retrata a falsa beleza da própria existência, onde o nosso subconsciente começa a trabalhar de forma apreciativa. Ela também tem o poder de me iludir, assim como me traumatizar, rapidamente me jogando dentro do ensurdecedor silêncio do óbvio”, afirma.
A curadoria é de Diógenes Moura, que já esteve à frente de outras exposições, como a mais recente “Estranhamentos – fotografias de Boris Kossoy”. Para esta exposição, as peças foram especialmente pensadas para refletir sobre as diversas “humanidades”. “[É] sobre a ausência absoluta, esse oco que existe dentro de nós de encontrar um sentido para nossa existência”, antecipa Diógenes Moura.
“O homo sapiens se define como o homem que sabe, que começa a saber por causa da inteligência. E nós todos sabemos que o homem não sabe de nada, continua sem saber de nada. Não é uma metáfora: é uma provocação. (…) Essa é uma exposição simples e profundamente humana”, reflete o escritor, que também promove, no lançamento da exposição, uma sessão de autógrafos de seu mais novo livro, ‘Minhocão’.
Apesar do espaço abrir ao público às 10h, a palestra com o fotógrafo e o curador se inicia às 12h. Em seguida, inicia-se a sessão de autógrafos do livro de contos às 13h.
Serviço
Abertura da exposição Homo Sapiens – O homem que sabe o que não sabe
Sábado, 11/3, às 10h
Museu da Fotografia Fortaleza (rua Frederico Borges, 545 – Varjota)
Outros eventos:
Tributo a Michael Jackson por Rodrigo Teaser no Teatro RioMar Fortaleza. Na sexta-feira (10) e no domingo (12) às 21h e no sábado (11) às 17h30. Ingressos a partir de R$ 60, mais taxas, no Uhuu.
Waldonys com show “Causos, Cantos e Poesias” no Coco Bambu Shopping Iguatemi Bosque, nesta sexta-feira (10), a partir das 19h30. Ingressos por R$ 200 no (85) 99141-5939.
Exposição “Mulheres que Mudaram 200 Anos” na Caixa Cultural Fortaleza. Sexta (10) e sábado (11), das 10h às 18h, e domingo das 12h às 18h. Gratuito.
Espetáculo infantil “Era Uma Vez” no Theatro José de Alencar. Nesta sexta-feira (10) às 19h. Gratuito.
TEXTO ORIGINALMENTE PUBLICADO AQUI.


Comments