top of page

Dirigido por Karim Aïnouz, “Motel Destino” será exibido esta semana no 77º Festival de Cinema de Cannes

  • Foto do escritor: Sâmya Mesquita
    Sâmya Mesquita
  • 20 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Dirigido pelo cearense Karim Aïnouz, “Motel Destino” será exibido esta semana no 77º Festival de Cinema de Cannes, marcando um momento histórico para o cinema do Ceará. O thriller erótico é o único filme latino-americano na competição e o primeiro gravado no Ceará a concorrer na mostra principal


Quando se pensa em cinema, à primeira vista, é comum pensarmos nos grandes blockbusters estadunidenses. Ou mesmo no cinema de gênero, um estilo focado em thrillers com reflexões mais profundas. Raramente temos à mente, de cara, uma produção brasileira. Mas o cearense Karim Aïnouz quer mudar essa perspectiva: o brasileiro, especialmente o cearense, tem a criatividade necessária para oferecer ao público o melhor da sétima arte. E os maiores críticos de cinema perceberam isso.

Nesta quarta-feira (22), Motel Destino, dirigido por Karim Aïnouz e roteirizado por Wislan Esmeraldo, será exibido no 77º Festival de Cinema de Cannes, concorrendo à cobiçada Palma de Ouro. A produção marca a sexta passagem de Aïnouz pelo prestigiado festival, que já apresentou ao público internacional Madame Satã, A Vida Invisível e, mais recentemente, Firebrand.

A seleção de Motel Destino para o Festival de Cannes é um marco histórico para o cinema cearense, já que é a primeira produção gravada inteiramente no estado a concorrer na mostra principal de Cannes. Além disso, o longa é o único representante latino-americano da edição.

Motel Destino acompanha a história de Heraldo, um jovem recém-saído da prisão que busca refúgio em um motel de estrada. Lá, ele se perde em um labirinto de luxúria e prazer. O elenco conta com atuações de Iago Xavier, Nataly Rocha e o global Fábio Assunção, trazendo à vida personagens complexos e intensos em um  thriller erótico. O filme é uma produção da Cinema Inflamável e Gullane, com coproduções internacionais da francesa Maneki Films e da alemã The Match Factory, além de parcerias com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films, do Reino Unido.

O filme reflete a profunda influência do Porto Iracema das Artes na produção experimental local. Mas também as dificuldades que o cinema passou, nos últimos anos, para captar recursos via leis de incentivo. O projeto existe desde 2017, mas foi barrado de conseguir financiamentos até que, só em 2023, foi rodado. Para Wislam Esmeraldo, roteirista e ex-aluno de Karim, Motel Destino é mais que uma produção que saiu de suas mãos: é a realização de um sonho. “Antes de entrar na faculdade [de Cinema], a gente já conhecia o Festival de Cannes. Então é muito chocante estar participando”, afirma.

Além de agradecer pelo suporte que Karim deu aos alunos, desde a concepção do roteiro até a direção, Wislan entende que é a força desses cearenses unidos que garantiu que o longa chegasse onde chegou. “O filme está aqui também por causa dele, do nome dele, do Karim. Mas a função de roteirista, de autor da obra, também é muito grande”.

Com a produção, o Ceará não só participa, mas brilha no cenário internacional do cinema, ao lado de grandes produções como Megalopolis, de Francis Ford Coppola, e Kinds of Kindness, de Yórgos Lánthimos. Wislam, que já está em Cannes, mostra a admiração com o feito: “Quando eu cheguei [em Cannes] que eu vi como é grande, o negócio, sabe? Como é importante estar aqui representando o Brasil, o Nordeste e o Ceará. Estou muito feliz”.O filme será distribuído no Brasil pela Pandora Filmes, enquanto a The Match Factory cuidará das vendas internacionais. O longa conta ainda com coprodução da Globo Filmes, da Telecine e do Canal Brasil.



Publicado neste link.


Комментарии


bottom of page