“Avatar: O caminho da Água”, sequência do blockbuster de James Cameron, entra em cartaz esta semana
- Sâmya Mesquita
- 12 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de jun. de 2024
Continuação de Avatar chega aos cinemas esta semana, querendo ser ainda mais revolucionário que o seu antecessor. O longa, que tem Zoe Saldana, Sam Worthington e Kate Winslet no elenco, promete qualidade de imagem nunca vista na história do cinema

Em 2009, ano de lançamento de Avatar, foi realizada a Conferência de Copenhague, que tinha por objetivo discutir as mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global. O tema acabou coincidindo com uma das lições do filme de James Cameron: alertar os humanos sobre o que pode acontecer com o nosso mundo caso não paremos com a exploração predatória. Em 2022, 13 anos após o lançamento que mudou a história do cinema, Avatar: O caminho da água promete trazer uma temática ambiental semelhante. Na Década das Águas, estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU), os olhos se voltam para a importância da preservação dos mares, cenário principal do filme sequência. O longa estreia oficialmente nesta quinta-feira (15), mas entra em pré-estreia a partir de quarta (14).
Mais que um paralelo artístico com questões climáticas importantes para a existência humana, o filme promete revolucionar a indústria cinematográfica, assim como o seu antecessor que nos apresentou o cinema em 3D. Agora, as câmeras de alta precisão desenvolvidas exclusivamente para o longa dão ainda mais a sensação de que o espectador está em Pandora, vivendo num mundo não afetado pela mão humana.
Produzido por James Cameron – que também assina a direção – e Jon Landau, o filme é estrelado por Zoe Saldana (Guardiões da Galáxia), Sam Worthington (Fúria de Titãs), Sigourney Weaver (Alien), Stephen Lang (Salem) e Kate Winslet (Titanic).
Apesar de boa parte do enredo continuar sendo um mistério, o trailer antecipa uma Pandora com novos ambientes, culturas e formas de vida selvagem. E o que se vê nas análises iniciais, dos privilegiados que puderam assistir ao filme antecipadamente, é que a sequência é melhor que o filme original. E precisa ser, para compensar os gastos estimados de 400 milhões de dólares e os 12 anos de produção minuciosa do filme. No mínimo, o longa precisa se tornar a quarta maior bilheteria da história para dar lucro e dar continuidade ao quarto filme, já que o terceiro já tem até data de lançamento: 20 de dezembro de 2024.
Um filme revolucionário
James Cameron recebeu críticas pelo preciosismo na produção do filme, que fez com que o lançamento fosse adiado diversas vezes. Além de enfrentar uma pandemia, o diretor quis trazer mais realidade aos cenários. Ele criou a câmera Sony Venice 3D para filmar em 8K e com 60 mil lumens, o dobro de iluminação dos melhores projetores de cinema; isso garante ainda mais qualidade e definição na imagem. O diretor ainda optou pelas gravações serem debaixo d’água, em um tanque de 3,5 milhões de litros. Isso porque daria ainda mais veracidade às cenas, ao invés de uma pós-produção com uso de imagens geradas por computador (CGI).
Avatar 2 ainda foi filmado com a tecnologia laser RGB, excluindo a necessidade de uso de óculos 3D na sala de cinema. Por isso, é um filme para se assistir em Imax 3D, já que a novidade ainda não está disponível em Fortaleza.
Por todo esse investimento, Avatar: O caminho da água promete ser revolucionário. Ainda mais quando uma das principais pautas das lideranças internacionais é a preservação do planeta. E se todos esses motivos ainda não são suficientes para fazer deste o maior lançamento de 2022, basta refletir: quem viu Avatar no cinema em 2009 fez parte de uma das grandes revoluções tecnológicas da indústria cinematográfica. E para quem acha importante participar de mudanças tão expressivas, há uma grande possibilidade desta sequência ultrapassar a importância do longa original.
Assista ao trailer do filme:
TEXTO ORIGINALMENTE PUBLICADO AQUI.

Comments